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Colégio Fernando Henrique

Educando para a Cidadania.

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Projeto Caminho para Universidade

Plantando sonhos e colhendo realizações.

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Campeonato de Futsal

Cultivando saúde, vida e amizade.

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Festival da Mandioca

Promovendo a cultura e a beleza da Amazônia.

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Festa Junina

FH no São Jão do Gonzagão!!! Rei do Baião

21 de junho de 2013 às 19:00 Horas

PROJETOS





 


CAMINHO PARA UNIVERSIDADE

Objetivo Geral: Orientar e sensibilizar alunos e pais do Colégio Fernando Henrique sobre a importância dos processos seletivos para continuidade nos estudos e formação profissional.
Objetivos específicos
   Divulgação dos processos seletivos que ocorrerão no decorrer do ano;
   Sensibilizar alunos e pais sobre a importância de se fazer um curso universitário;
   Incentivar pais e alunos na preparação da documentação necessária às inscrições dos processos seletivos;
   Organizar grupos de apoio às inscrições dos candidatos;
   Conseguir o maior número possível de isentos;
   Envolver os docentes na divulgação de inscrições e preparação dos candidatos.

Estratégias gerais:
   Reunião com os pais;
   Divulgação do projeto aos alunos por turmas;
   Trazer à escola, o órgão responsável pela emissão de documentação necessária às inscrições;
   Organizar por turno equipes disponíveis para fazer as inscrições dos referidos processos pela internet na própria escola;
   Organizar em pastas a documentação dos candidatos;
   Estar acessando as informações dos processos seletivos deste ano;
   De acordo com os inscritos formar turmas para aulas de reforço;
   Formar parcerias com o maior número de professores que possam contribuir com o sucesso desse projeto.

Cronograma Geral
As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.

Recursos
Humanos: alunos, pais, professores, gestão, técnicas em educação e funcionários de apoio.
Materiais: Computador, impressão, data-show, papel A4, mural informativo, folder, pastas, Xerox e etc.
Avaliação: Esta será de forma contínua com observações diretas, com espaço para sugestões de melhoria, podendo todas as ações ser flexíveis.




GINCANA CULTURAL ESCOLAR 

Justificativa:
       A escola deve ser antes de qualquer coisa, um ambiente de interação e de promoção de relações interpessoais que possibilitem o fortalecimento de amizades, o respeito mútuo, o trabalho em equipe, a valorização da cultura local, de lazer e diversão. Nessa perspectiva, deve ser um lugar em que se goste de estar e onde a vida aconteça pelas descobertas, pelas amizades, pelas experiências que servirão como referência de aprendizagens significativas para toda a vida do indivíduo.
      Considerando que um dos papéis da escola é proporcionar aos alunos, funcionários e membros da comunidade em geral, oportunidade de interação e desenvolvimento de atividades sócio-recreativas que fomentem a prática e o cultivo de bons valores humanos e dessa forma, contribuir para a formação do indivíduo em sua plenitude física e psicológica, o presente plano de ação foi elaborado numa ação coletiva dos membros desta comunidade escolar.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
      Promover a interação entre os membros da comunidade escolar com lazer e diversão e angariar recursos para o bom desenvolvimento das atividades escolares.

Objetivos específicos:
    Promover a interação entre os membros da comunidade escolar;
    Promover o fortalecimento da relação escola/comunidade;
    Promover a aproximação e interação entre os membros da comunidade escolar;
    Promover atividades de lazer e diversão;
    Angariar material de limpeza e expediente que possibilite a manutenção do colégio;
    Adquirir recursos financeiros para a compra de instrumentos para a banda do colégio.

Estratégias gerais:
    Reunião da equipe gestora com o Conselho Escolar para apresentação do Projeto, aprovação e levantamento de sugestões para a realização das ações relacionadas à gincana;
    Reunião da equipe gestora com o grupo de servidores de apoio-administrativo e docentes para apresentação do pré-projeto, definição de objetos, metas, datas e principais ações;
    Convocação dos membros da Comissão Organizadora;
    Divisão das equipes competidoras: DIURNA E NOTURNA, determinando quais professores e funcionários pertencem a cada equipe, tendo como norte o turno de monitoria de cada professor e o turno de trabalho dos demais funcionários.
    Reunião da comissão Organizadora para definição de tarefas e demais atividades organizacionais do colégio;
    Definição do tema da decoração com a Professora de Arte;
    Entrega de tarefas e regulamento da gincana;
    Entrega de convites para composição do Júri;
    Reunião com pais para explanação dos objetivos e das metas propostas para a atividade;
    Limpeza e ornamentação da escola;
    Elaboração dos pratos pela equipe da cozinha;
    Contratação do Som e do animador do evento;
    Solicitação de Autorização para realização do evento na Delegacia de Polícia;
    Realização da Gincana;
    Prestação de contas;
    Avaliação da gincana com todos os funcionários.
Cronograma Geral:
-No período de Março e Abril.
Recursos: Comunidade escolar.

Avaliação
      A avaliação será realizada no sentido de diagnosticar os pontos fortes e fracos do evento, a fim de proporcionar uma reflexão coletiva sobre a realização do evento e suas implicações.



FESTA JUNINA 

Justificativa:
      A escola, como um espaço de vivências sociais e instituição a serviço da sociedade, possui, dentre outras, a incumbência de promover a valorização e a divulgação dos valores e costumes do povo. Por isso, a prática de realização de eventos sócio-culturais deve fazer parte de seu calendário anual, principalmente em comunidades nas quais são poucas as opções de lazer e descontração. Além disso, em muitos municípios, a exemplo de nosso caso, as escolas têm contribuído de forma significativa, para a divulgação e incentivo de tradições e resgate histórico de elementos culturais praticados pelos antepassados e que em muito contribuem para o retorno as origens da comunidade, fortalecendo no ideário popular sua identidade cultural. Pode-se acrescentar ainda, que a realização de eventos culturais tradicionais como a festa junina, promove o envolvimento de todos os sujeitos sociais que protagonizam o dia-a-dia do espaço escolar, bem como fortalece o espírito de equipe e sensação de pertencimento, pois a escola também é um lugar onde se constrói uma grande parte das relações interpessoais e afetivas que os jovens levarão para o resto de suas vidas.
     
OBJETIVOS

GERAL:
Promover a interação entre os membros da comunidade escolar e comunidade local através da promoção e valorização dos elementos da cultura local e suas tradições.


ESPECÍFICOS:
    Incentivar a prática do trabalho em grupo
    Promover atividades de lazer e descontração;
    Promover o fortalecimento do sentimento de pertencimento;
    Incentivar a promoção da cultura local através da culinária, danças folclóricas, costumes, etc;
    Dar publicidade ao trabalho desenvolvido pela escola, demonstrando sua presença como instituição a serviço da sociedade;
    Adquirir recursos financeiros para a realização de reparos e manutenção, aquisições de bens e material didático a ser utilizados em benefício dos membros da comunidade escolar.


ESTRATÉGIAS:
    Reunião com funcionários e Conselho Escolar do Colégio para a construção democrática do Plano de Ação para o período a fim de determinar os objetivos do período, os papéis e responsabilidades, a divisão de equipes de atuação, as datas do cronograma do evento etc;
    Realização de reunião com os pais e responsáveis sobre a realização do evento a fim de divulgar os objetivos e as metas a serem alcançadas;
    Divulgação da programação e das atribuições de cada grupo ou equipe de trabalho, bem como a divulgação do evento em sistemas de comunicação disponíveis;
    Realização de ensaios, vendas de bingos e mesas para a área VIP, arrecadações de doações e patrocínios;
    Preparação da decoração e encomendas de ingredientes para a elaboração dos pratos.
    Contratação de serviços terceirizados como seguranças, sistema de som, fornecimento de bebida e jogos de mesas;
    Solicitação de Licença para a realização do evento;

    Realização do evento de acordo com a programação, respeitando o horário estipulado na Licença de Realização de Evento;
    Limpeza e arrumação;
    Avaliação do evento.


RECURSOS
    HUMANOS: funcionários de apoio-administrativo, docentes, alunos, pais, responsáveis, membros do Conselho Escolar, amigos da escola e patrocinadores.
    MATERIAIS: sistema de som, material para iguarias, freezer, fogões, chapas, refrigerante e água, mesas e cadeiras, refletores, equipamentos de cozinha, etc.



AVALIAÇÃO

      A avaliação diagnóstica será realizada durante e ao final da realização do evento, a fim de que se detectem os pontos fracos a serem corrigidos e também sejam identificados os pontos fortes a serem mantidos nos próximos eventos. Nessa avaliação serão considerados os aspectos relacionados à participação dos envolvidos bem como a qualidade do trabalho desenvolvido (alunos, pais, responsáveis, conselho escolar, funcionários de apoio, docentes, etc), repercussão do evento na comunidade local, recursos financeiros obtidos, participação e colaboração da comunidade em geral.


 JOGOS INTERNOS 

Justificativa
Desde a Grécia Antiga, é que se conhece o Esporte como Educação e principalmente como forma de Lazer.
O Esporte foi ganhando espaço e passou a ser entendido como direito de todos, a partir da Carta Internacional de Educação Física e Esporte (UNESCO/78), nessa perspectiva passou a ser compreendido como meio de diversas manifestações visando Educação, Lazer e Rendimento.
Hoje, o Esporte é uma prática social muito importante e presente na vida do ser humano, com grande potencial pedagógico podendo ser utilizado de diferentes formas e fins.
Dessa forma é importante a cultura corporal de movimento presente na vida do educando, não em busca de rendimentos, mas como um meio sócio-educativo, capaz de buscar a participação, cooperação, co-educação e integração tão necessárias ao bem estar físico, mental e social do indivíduo na sociedade.
Objetivo Geral: Democratizar a prática esportiva como instrumento educacional, capaz de promover o desenvolvimento integral em busca da cidadania plena e melhoria da qualidade de vida.

Objetivos específicos:
    Promover um intercâmbio esportivo, educacional e cultural entre seus promotores, organizadores e participantes;
    Dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado na escola;
    Desenvolver os princípios de co-educação, emancipação, integração, participação, regionalismo e totalidade, norteadores do esporte educacional;
    Situar a escola como centro esportivo, cultural e de lazer, tornando-a co-responsável pela formação completa do cidadão e da sociedade;
    Assegurar o desenvolvimento do esporte pautado em princípios sócio-educativos;
    Descarregar a tensão emocional dos alunos através dos jogos;
    Favorecer a disseminação de uma cultura esportiva diversificada por meio de atividades com varias práticas esportivas.
Cronograma Geral
-Todas as atividades serão realizadas no mês de Outubro.
Recursos
Humanos: Todos os servidores da escola e alunado.
Materiais:
    Caixa de som;
    Microfone;
    Micro system;
    Pranchetas;
    Papel com pauta e sem pauta;
    Canetas;
    CDs;
    Kit de arbitragem (apito, cartões e cronômetro);
    Jogos e dominó;
    Kit de tênis de mesa ( raquetes, redes, bolas e mesas);
    Bolas (Vôlei, Futsal, Handebol, Futebol de areia e Queimada);
    Redes (Vôlei, Futsal e Futebol de areia);
    Troféus e medalhas.
Avaliação
A avaliação será feita com a participação dos membros da comunidade escolar e terá como principal objetivo reconhecer os pontos fortes e fracos do evento, visando a melhoria dos próximos eventos esportivos.


 FESTIVAL DA MANDIOCA

Justificativa:
O desafio de promover atividades inclusivas e que promovam o envolvimento de toda comunidade escolar é um desafio que a escola enfrenta. A aproximação entre escola e comunidade deve ser uma meta perseguida por qualquer escola que possui uma proposta pedagógica definida e que procura defender sua identidade enquanto esfera social ativa e participativa. Além disso, a escolha da temática a ser trabalhada deve ter um valor social e cultural reconhecido pela comunidade a fim de que a mesma possa desenvolver as atividades de forma consciente, sabendo do valor significativo do projeto de ação proposto.
No mesmo sentido, o exercício do planejamento participativo colabora para a realização de uma gestão democrática, transparente e participativa.
Envolver os vários sujeitos sociais na realização de um festival contribui para o fortalecimento cultural e histórico da própria comunidade, favorece a habilidade do trabalho coordenado e em grupo e evidencia que o trabalho pode ser dividido de forma harmoniosa e que o resultado do esforço de todos, em suas tarefas individuais, contribui para o sucesso do evento.
Objetivo Geral: Promover o conhecimento e a valorização da cultura local por meio das diversas formas de aproveitamento do recurso natural fornecido pela mandioca.
Objetivos específicos:
    Promover a integração dos membros da comunidade escolar através do trabalho coordenado e coletivo visando o sucesso do evento;
    Promover a visibilidade do colégio e de sua proposta pedagógica diante da comunidade local a fim de ratificar sua identidade educacional e social no contexto municipal;
    Oportunizar momentos de divertimento e descontração aos membros da comunidade escolar, tendo em vista a importância do lazer para o bem-estar físico e mental;
    Destacar a importância da mandioca para a economia local, seu valor nutritivo e seu papel de integração entre campo e cidade na cultura monte alegrense;
    Promover uma gestão democrática e participativa, onde todos os membros da comunidade são reconhecidos e podem participar ativamente dos destinos de nosso colégio e de nossa sociedade;
    Demonstrar o relevante papel que a mandioca exerce na nossa cultura alimentar e o seu valor como produto comercial para a economia local.
Estratégias gerais
1ª ETAPA: PRIMEIROS ENCAMINHAMENTOS
Reunião com a Coordenação de Eventos e Marketing do colégio, com o objetivo de serem encaminhadas as primeiras ações no sentido de divulgação do evento, patrocínios, colaboradores e convidados, discussão sobre o tema a ser desenvolvido na apresentação da lenda, coreografia, escolha da rainha do festival, escolha da porta-estandarte e Mani, escolha do Pajé do festival, ornamentação, etc.; divisão das primeiras tarefas relacionadas a esta primeira fase com integrantes da coordenação.
2ª ETAPA: Reunião com o grupo de funcionários para tomada de decisões, para os encaminhamentos finais do evento, distribuições de tarefas e atribuições durante a realização do mesmo e após a realização do festival.
3ª ETAPA: Divisão das Equipes de Trabalho para as seguintes tarefas:
    Preparação das iguarias,
    Confecções de barracas;
    Vendas de tíquetes na área da cantina, em frente, para manter o bebedouro livre;
    Barracas próximas, distribuídas de forma a facilitar o acesso e o deslocamento, no gramado;
    Arquibancada (3 degraus, parte externa da quadra, lado do muro dos fundos );
    Camarim para os participantes das danças atrás da quadra, lado esquerdo ( confecção em encerado e madeira ou esteira );
    Barracas: tema e quantidade;
    Padrão das barracas ( armação de madeira, cercada de mesas de aluno para a bancada, meia parede de esteira, cobertura de esteira ).
4ª ETAPA: REALIZÇÃO DO EVENTO.
5ª ETAPA: PRESTAÇÃO DE CONTAS
Cronograma Geral
As atividades serão realizadas nos meses de Outubro a Dezembro.
Avaliação
A avaliação será feita com a participação dos membros da comunidade escolar e terá como principal objetivo reconhecer os pontos fortes e fracos do evento, com vistas a desenvolver o censo crítico e planejar ações que contribuam com as melhorias necessárias para a realização do próximo evento.


 RÁDIO ESCOLA DO COLÉGIO FERNANDO HENRIQUE.

 Justificativa: A cada dia mais as pessoas afastam-se do convívio social por fatores diversos, por isso comunicar e interagir torna-se sempre mais necessário. A implantação de uma rádio na escola torna-se fundamental para que os membros da comunidade escolar possam interagir uns com os outros e com os meios de comunicação de massa, incluindo as tecnologias das quais dispomos atualmente.
      A rádio, apesar de ser um meio de comunicação antigo, continua sendo um importante veículo de comunicação de atuação social. Pessoas das mais diferentes classes sociais, religiões, sexo, ideias interagem entre si por meio desse veículo, pois ele é um importante instrumento para transmissão de conhecimentos.
      A comunicação é um dos meios de interação entre os indivíduos, estabelecendo-se como base para o processo educativo, cultural e social, por isso a necessidade de implantação de uma rádio escolar, para que se trabalhe coletivamente com as turmas proporcionando ao educando condições de desenvolver a linguagem, a capacidade de criação, a divulgação de ações, além disso, fornecerá aos participantes experiências antes de sua atuação social. Portanto, o trabalho com rádio escolar é um importante instrumento de ensino, e eficaz para o exercício da cidadania.

Objetivo Geral: Implementar uma rádio escolar no Colégio Estadual de Ensino Médio Fernando Henrique com função comunicativa, informativa e educativa entre a comunidade escolar.

Objetivos específicos:
    Divulgar a importância da implantação de uma rádio escolar entre a comunidade escolar;
    Incentivar o diálogo para que se descubra o que mais interessa à comunidade escolar na criação de uma rádio escolar;
    Formar equipes para o trabalho na rádio;
    Permitir o acesso de informação cotidiana;
    Interagir conhecimentos das diversas disciplinas;
    Escolher o espaço adequado para o funcionamento da rádio escolar;
    Desenvolver a capacidade comunicativa entre os membros da escola;
    Integrar os agentes do espaço educativo;
    Promover a inclusão e a cidadania;
    Construir projetos interdisciplinares e transdisciplinares durante a execução do projeto rádio escolar
    Desenvolver trabalhos em sala com suporte para capacitação de alunos no auxílio do professor em atividades com rádio;
    Capacitar educadores para construção de proposta educomunicativa, em sala de aula;
    Divulgar músicas educativas, relacionadas a assuntos vistos pelos alunos em sala de aula, bem como paródias educativas criadas e gravadas pelos próprios alunos.
Estratégias gerais
    Elaboração e socialização da proposta;
    Levantamento dos recursos necessários;
    Pesquisa de preços dos materiais;
    Aquisição de equipamentos;
    Montagem do estúdio;
    Solicitação de parcerias com as rádios locais para a capacitação da equipe da rádio escolar;
    Organização da equipe coordenadora;
    Inscrição e seleção de locutores;
    Capacitação para a equipe coordenadora;
    Elaboração co código de conduta e ética (CCE) da rádio escolar;
    Testes de equipamentos para funcionamento da rádio;
    Pesquisa entre a comunidade escolar sobre seus interesses e preferências na programação;
    Inclusão de conteúdos de todas as disciplinas na grade de programação;
    Elaboração da grade de programação;
    Inauguração da rádio escolar;
    Programa piloto;
    Concurso para a escolha do nome da rádio;
    Ajustes necessários na grade de programação;
    Avaliação do processo de funcionamento da rádio escolar.

Cronograma Geral
As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.
Recursos
-Humanos:
Parceiros e colaboradores: gestão, coordenação, professores e alunos das turmas de ensino médio do Colégio Fernando Henrique, funcionários das Rádios Mirante e Gurupatuba FM.


Avaliação: A avaliação deste projeto ocorrerá através de acompanhamento em cada uma das suas etapas e após sua execução final, ocorrerá uma reunião entre os proponentes, a direção da escola executora e com a equipe de parceiros e colaboradores. Os critérios adotados serão a abrangência do projeto, a participação e satisfação do público alvo e a eficácia do mesmo.



CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL

Justificativa:
      Considerando os direitos estabelecidos na Constituição Federal que garante acesso ao Esporte e lazer, compete à União, aos Estados e aos Municípios a elaboração de políticas que contemplam ações de promoção de esporte e lazer, criando infraestrutura e eventos voltados para essa área e a escola é o espaço ideal para desenvolver tal atividade.
      Para tanto, é oportuno o fortalecimento e manutenção do Campeonato de Futsal, que representa também, o envolvimento da iniciativa privada no patrocínio de equipes esportivas.
      É inconteste a importância da realização do evento esportivo em tela, todavia os poucos recursos da Instituição escolar não permite apoiar financeiramente, requerendo auxilio de parcerias para realização de evento dessa ordem, por isso, propomos ao Estado e Município essa parceria no sentido de juntos atuarmos, como atores, na execução do Campeonato de Futsal do Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique.

OBJETIVO GERAL:
      O projeto para realização do Campeonato de Futsal, objetiva criar um ambiente de promoção de esporte e lazer para jovens e adultos, oportunizando uma prática esportiva saudável e dinâmica, esperando fortalecer a solidariedade, união, a paz e o espírito esportivo, uma vez que todos buscam a vitória através de ações coletivas, em que o individualismo (egoísmo) não encontra espaço para lançamento ou recepção de jogadas.

AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer de todo o processo de desenvolvimento do projeto, a fim de se acompanhar as evoluções, êxitos e necessidades de redimensionamentos.


LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM
a) Multifuncional-Sala para AE
Justificativa:
       Tendo em vista que estamos recebendo cada vez mais alunos com necessidades educativas especiais e que na Constituição Federal de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 o atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade.
      O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Esse atendimento não pode ser confundido com reforço escolar ou mera repetição dos conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos, entre eles estão os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciada dos demais, os alunos que evidenciem altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento especifico. Também fazem parte destes grupos, os alunos que enfrentam limitações no processo de aprendizagem devido a condições, distúrbios, disfunções ou deficiências, tais como: autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral e outros.
      Nesse contexto educacional, Mantoan defende uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de partida e as  diferenças no aprendizado como processo e ponto de chegada. Aceitar e valorizar a diferença na escola significa “mudar de lado” e romper os pilares nos quais a escola tem se firmado até agora.

Objetivo Geral: Propiciar a todos uma educação de qualidade, visando o exercício pleno da cidadania independente da raça, sexo, cor, idade, deficiência e ausência dela, buscando desenvolver no dia-a-dia a diversidade como fator de enriquecimento do processo educacional  e ampliação do nosso entendimento e aceitação ao publico alvo, não apenas pelos profissionais envolvidos, mas também da sociedade que interage com esses indivíduos.

Objetivos específicos:
-Auxiliar os professores em busca de alternativas para realizar um bom trabalho aos alunos com NEE.
-Atender individualmente os alunos com NEE para melhorar o seu desempenho em sala de aula.
-Identificar as potencialidades de cada aluno.
- Produzir recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas dos alunos.
- Desenvolver habilidades motoras através de jogos pedagógicos que valorizam os aspectos lúdicos, a criatividade e o desenvolvimento de estratégias de lógicas e pensamentos.
- Desenvolver o habito da leitura através dos jogos pedagógicos adaptados para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, com simbologia gráfica.

-Favorecer aos professores e família a importância dos recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizado pelos alunos;
- Participar das atividades extracurriculares, projetos e planejamento desenvolvidos pelo colégio, realizando trabalhos de sensibilização e divulgação do atendimento da sala multifuncional;
- Garantir a permanência do aluno tanto no colégio como na sala multifuncional, proporcionando oportunidade de enriquecimento de aprendizagem;


Estratégias gerais:
    Utilização de murais para fixar mensagem e datas importantes;
    Apresentação de dramatização;
    Apresentação de musicas;
    Oficinas das atividades desenvolvidas;
    Exposição de contos;
    Exposição de texto produzido através de desenhos;
    Apresentação de linguagem de sinais;
    Apresentação de atividades no computador;
    Apresentação de documentários.
Cronograma Geral
: As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.


Avaliação: A avaliação é contínua uma vez que analisada no decorrer das atividades de forma especial e faz-se necessário compreender que a inclusão é um desafio que deve ser vislumbrada com otimismo, parceria, e principalmente respeito à diversidade. Os problemas existem, são autênticos e desestimuladores por isso à necessidade de se conhecer o desenvolvimento de cada aluno e suas relações com o processo de ensino aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada indivíduo com o intuito de atender alunos com necessidades especiais junto ao processo de inclusão. Os deficientes físicos, visuais e auditivos integrados nas classes comuns estarão sujeitos aos mesmos critérios de avaliação adotados para os demais alunos, mas com utilização de formas alternativas de comunicação para cegos e surdos e adaptação de materiais didáticos e espaço físico para os deficientes físicos.
      A estrutura frasal dos deficientes auditivos não deve intervir na avaliação do conteúdo de suas mensagens escritas, bem como a grafia das palavras para os que possuem visão subnormal. Os portadores de deficiência mental e os alunos que apresentarem condutas típicas serão avaliados em função de seus níveis de desenvolvimento geral e pessoal, considerados os conteúdos curriculares mínimos e os níveis de competência social por eles alcançados.

b) Multidisciplinar
Justificativa:
      O Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique, atende hoje, alunos em turnos matutino, vespertino e noturno divididos em turmas regulares e de Educação de Jovens e Adultos. Esses alunos são oriundos de famílias de classe baixa, que por motivos sociais, psicológicos e afetivos, apresentam problemas de aprendizagem em disciplinas como Biologia, Química, Física e Matemática, as quais por serem da área de exata e biológica necessitam  de uma melhor relação entre teoria e prática.
      Estas disciplinas citadas acima, por se relacionarem, serão trabalhadas de forma interdisciplinar, pois tem importância fundamental na vida escolar do aluno, uma vez que exige do mesmo, experiências e pesquisas que podem ser trabalhadas de forma extensiva, com objetivos e métodos propostos. Assim, busca-se mediante a este projeto novos meios de aprendizagem em conjunto com o corpo docente e discente, para um possível diferencial sobre o significado e importância deste estudo, levando-o a vivenciar melhor a relação teoria e prática.

Objetivo Geral:
    Proporcionar as participantes a prática de sua consciência ambiental e responsabilidade pelo meio ambiente do qual fazem parte.
    Melhorar o aproveitamento discente no processo ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos:
    Apresentar aos professores e alunos equipamentos (microscópicos, centrífugas e outros), que contribuirão concretamente com o ensino aprendizagem de ambos;
    Identificar os materiais utilizados nas experiências;
    Realizar experimentos científicos conforme os assuntos estudados;
    Incentivar professores e alunos a buscarem novos conhecimentos e experiências, através da prática.
    Ministrar (preparar) palestras de acordo com os temas a serem escolhidos pela comunidade escolar;
    Realizar oficinas com montagem de experimentos práticos.

Estratégias gerais
As atividades a serem desenvolvidas no laboratório multidisciplinar servirão de suporte para as aulas teóricas de Biologia. Atividades estas que deverão ser realizadas em três turnos conforme o horário marcado com antecedência pelo professor (a) da disciplina, para que não haja coincidência de duas ou mais turmas num mesmo horário.
Os professores das referidas disciplinas deverão desenvolver os experimentos de acordo com o assunto estudado, para que o aluno possa aprender e entender na prática. Mas, para que haja um perfeito funcionamento, o laboratório precisará de três professores monitores, os quais, além de auxiliar os professores, promoverão palestras e realizarão oficinas.

Cronograma Geral
-Todas as atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.
Recursos

Avaliação
Como propõe Cipriano Luckese, a avaliação será realizada de forma contínua, observando o desempenho e participação de todos os envolvidos, objetivando assim alcançar a aprendizagem dos alunos.

c) Labim
Justificativa:
Os avanços da tecnologia vêm proporcionando a humanidade vislumbrar um mundo de possibilidades até então inimaginável, o advento da Internet vem jogar por terra as barreiras e fronteiras, escancarando as portas de um mundo globalizado e plural. Os alunos da escola pública não poderiam ficar alijados desse processo, sob pena de estarmos (de) formando sub-cidadãos, “analfabetos informáticos”. A nossa escola é contemplada com um laboratório de informática com 18 computadores com o sistema operacional LINUX - distribuição LNIUX EDUCACIONAL, desta forma, fomentado o uso intensivo dos recursos da informática aplicados como ferramenta auxiliar ao processo educacional, possibilitando uma melhor aprendizagem e a formação de redes de conhecimento solidárias.
Diante dos recursos apresentados, ver-se o desafio da escola em dar o encaminhamento melhor a esse projeto que visa inserir o educando das escolas públicas no mundo da tecnologia computacional, iniciando o mesmo de uma ferramenta que lhe permitam usar o computador como instrumento indispensável em um mundo verdadeiramente globalizado, contribuindo, substancialmente, para a exclusão digital de nossa comunidade.
A este fato salienta-se ainda, que na escola a máquina por si só não tem nenhuma valia, o laboratório de informática só tem sentido se servir como mais um recurso didático-pedagógico que em conjunto com outras mídias proporcione ao aluno o acesso a novos conhecimentos e a apreensão das novas tecnologias contextualizando-as e fortalecendo os conceitos de interdisciplinaridade. A informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia.
É, principalmente, através da escola que antigas e novas gerações têm oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se autônomas em relação à Tecnologia da Informação, realizando obras sofisticadas, concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e política.
É dever de a escola acreditar que o acesso tecnologia é um direito do cidadão contemporâneo, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e a autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado.
De modo geral, a informática está sendo gradativamente introduzida nas escolas, e não podemos deixar que os alunos de nossa comunidade ficassem à margem desse processo. Nesse sentido, é de interesse do Colégio Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique criar um espaço especial para aplicação da Informática na Educação. Assim, abre-se a viabilidade de desempenharmos essa imprescindível função sócio-educacional.
Seguindo essa ótica de compromisso com o ensino aprendizagem, a utilização da ferramenta computador é um mecanismo indispensável como estratégia de ação no processo de ensino-aprendizagem e, deste modo, contribuir para almejar o que se pretende como missão do Colégio Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique que é contribuir para melhoria do processo ensino – aprendizagem, favorecendo o ingresso do educando no mundo do trabalhando e numa instituição de nível superior, bem como sua atuação crítica e participativa na sociedade.

Objetivo Geral:
Disponibilizar a alunos, professores e comunidade, mais um recurso didático pedagógico para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, utilizando a informática como meio de ligação na construção de um trabalho interdisciplinar, desta forma, proporcionar ao corpo docente e alunos do Colégio Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique, acesso a utilização desta nova ferramenta auxiliar no trabalho educacional. , através de seu manuseio prático, mesclando com conhecimentos teóricos.

Objetivos específicos:
    Exemplificar através de projetos as potencialidades dada informática na educação.
    Fomentar o desenvolvimento cultural da comunidade local.
    Capacitar os professores e pessoal de apoio e administrativo, com auxilio da informática, para utilização do LABINJP como ferramentapedagógica e auxiliar do trabalho escolar,indispensável no desenvolvimento do educacional.
    Escolher e Capacitar os alunos monitores para melhor atendimento no LABINJP,
    Assessorar alunos, professores e demais funcionários do colégio na construção de projetos pedagógicos que necessitam da utilização do LABINJP.
    Integrar a Informática na Educação com maior número possível de professores nos projetos educacionais do colégio, possibilitando a interdisciplinaridade.
    Divulgar as ações do Colégio Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique no seu blogsite com a manutenção e atualização (colégiofhc.blogspot.com)
    Ministrar aulas de informática a comunidade, bem como aos nossos alunos possibilitando-os acesso a internet e o manuseio de microcomputadores.
    Favorecer a certificação dos alunos monitores que atuaram no projeto, bem como os que participarem das oficinas e minicursos ofertados no colégio.
    Incentivar nossa comunidade na elaboração de textos e apresentações sobre os variados temas trabalhados em sala de aula.
    Empregar a informática como agente interdisciplinar para a operacionalização dos componentes curriculares pelo método do aprender fazendo.

Estratégias gerais:
    Desenvolvimento e administração do blog site com a divulgação dos projetos pedagógicos da escola, utilizando o blog do colégio: colégiofhc.blogspot.com
    Interação entre educadores e educandos na busca de novas informações através da Informática na Educação, propiciando um ensino público de qualidade, contribuindo substancialmente para o crescimento pessoal e profissional.
    Participação da comunidade escolar de grupos de discussão, cursos e assuntos específicos usando o computador.
    Inserir alunos e professores em recursos educacionais disponíveis na rede mundial de computadores (internet) tais como bate papo, e-mail e grupo de discussão com temas educacionais, oficinas e mini cursos com o tema informática na educação.
    Apoiar alunos do 1º ao 3º anos, bem como alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos a inscreverem-se nos processos seletivos para as instituições de nível superior, em parceria como Projeto: a caminho da faculdade.


Cronograma Geral:
Todas as atividades serão realizadas durante o ano letivo.

Recursos

Humanos: Buscar a capacitação dos professores para a utilização da informática em suas disciplinas e monitores para melhor funcionamento do LABINJP e todos pela construção de trabalhos interdisciplinares. Usando para tanto de parceria com NTE-SEDUC e ou outros parceiros.
Materiais
    Softwares e Hardware;
    Aquisição de softwares freeware, encontrados em revistas e na internet para  aprimoramento funcional do LABINJP;
    Aquisição de softwares educacionais de plataforma LINUX para utilização de aulas educacionais no LABINJP como instrumento de auxilio pedagógico ao educador.

Avaliação

Avaliação deverá ser feita durante todo o processo, levando-se em conta as atividades desenvolvidas e suas finalidades alcançadas. A divulgação de resultados se dará através de relatórios apresentando o desenvolvimento das atividades realizadas, considerando dificuldades, avanços e propostas para a melhoria , visando sempre aperfeiçoar a utilização do laboratório de informática. Outro aspecto avaliativo se deve a eficácia alcançada em projetos que teve sua página elaborada e publicada na Web, como também a quantidade de acessos a essas páginas por parte de nossos visitantes e usuários, principalmente de membros de nossa comunidade escolar.

d) Sala de leitura
Justificativa:
      O desenvolvimento das novas tecnologias, nas últimas décadas, vem afetando todos os setores da atividade humana, proporcionando maior agilidade de comunicação, reduzindo esforços nas rotinas diárias e ampliando as possibilidades de acesso à informação em todo mundo.
      A LDB 9394/96 assegura  que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu prepara para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
      Nesta perspectiva, um dos maiores desafios do Novo Ensino Médio é criar mecanismo para que os alunos adquiram os subsídios necessários para que possam enfrentar as dificuldades do cotidiano.
      A biblioteca é um centro atrativo de aprendizagem. Deve ser vista como um núcleo ligado ao esforço pedagógico dos professores e não como um apêndice das escalas, onde deverá trabalhar com os professores e alunos e não apenas para eles. Mas na maioria das vezes, segundo Sanches Neto (1998), a biblioteca é encarada como um anexo da escola, quando na verdade, ela deveria ser a sua alma.
      Em virtude desse processo, destaca-se a biblioteca escolar como um instrumento indispensável no apoio didático pedagógico e cultural e também elemento de ligação entre professor e aluno na elaboração de leituras e pesquisas. Entendemos a necessidade de colocarmos em funcionamento o espaço pedagógico da Biblioteca do C.E.E.M. Fernando Henrique, que atende os requisitos físicos para o devido funcionamento.
      A Biblioteca implementará as ações sociais  e educativas do município de monte Alegre, visto que propõe parcerias com as instituições da comunidade, da família do aluno e com as instituições governamentais, com intuito de incentivar, viabilizar e promover a permanência do indivíduo no mundo da leitura, interagindo com sua contextualização.

Objetivo Geral:
    Desenvolver atividades de incentivo à leitura em Biblioteca escoares proporcionando ações criativas, inovadoras e cativantes dentro da realidade escolar.
Objetivos específicos:
    Obter informações sobre as atividades desenvolvidas na produção da leitura.
    Realizar a hora do conto nas turmas de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio.
    Desenvolver atividades pedagógicas junto com professores baseados em histórias infantis na hora do conto.
    Demonstrar aos professores e alunos as possibilidades dos acervos organizados em bibliotecas no processo de ensino-aprendizagem.
    Proporcionar aos participantes do projeto (Alunos e professores) a oportunidade de desenvolver experiências referentes à promoção da leitura através de atividades pedagógicas, integrando teoria e prática.
    Diversificar os meios de incentivo à leitura, utilizando jogos e  sucatas.
    Conscientizar alunos e professores do seu  papel na sua formação da biblioteca escolar.
    Desenvolver o hábito da leitura.
    Orientar toda a comunidade escolar acerca do manuseio do acervo bibliotecário.
    Abrir espaços para mais produção de painéis, eventos e exposições  que possibilite ao aluno sentir-se parte integrante da Biblioteca.

Estratégias gerais
Serão realizadas palestras e reuniões, que visam esclarecer a comunidade escolar acerca da importância da Biblioteca para o melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Juntamente com os professores, pretende-se elaborar em prática, projetos que serão direcionados e desenvolvidos durante todo o ano. Estes Projetos estão em quatro objetivos básicos: Atração, Recepção, Participação e Manutenção.

Cronograma Geral
-Todas as atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.

Recursos:
Humanos
    Coordenadores, professores, alunos, pais e comunitários em geral.
Materiais
    Acervo bibliotecário, mobiliário, material de expediente,papel almaço, lápis, caneta, livro de ocorrência, carteirinhas de identificação de usuário,carimbo, computador com impressora e internet, etc.
Avaliação
As atividades da Biblioteca serão avaliadas de maneira contínua e periodicamente, consultando-se principalmente o corpo docente e discente da escola.

e) Sala de recursos pedagógicos
Justificativa
      Ainda hoje existe uma dicotomia entre as ciências. Em algum momento da história do conhecimento as ciências foram divididas arbitrariamente em três vertentes: biológicas, exatas e humanas. Convencionou-se, assim, afirmar a falsa dicotomia entre ciências exatas e ciências "inexatas" ou ciências humanas e ciências "desumanas". Diferenciação que não condiz com a realidade. Resultando em laboratórios, salas multifuncionais, que acabam evidenciando que as ciências humanas não necessitam de um espaço específico.
      De fato, o laboratório das ciências humanas é a história. Um laboratório que não é asséptico, como alguns querem, mas que apresenta respostas para a realidade que jamais poderiam ser encontradas dentro de quatro paredes esterilizadas.
      Assim, como as outras áreas disciplinas da Área de Ciências Humanas não podem mais se limitar a estudos centrados na leitura e assimilação de informações estanques. Ao contrário, percebemos uma crescente demanda dos educandos, tanto do ensino fundamental como médio, por entender as relações sociais em que estão inseridos.
      Desta forma, quando o sistema educacional requer profissional, que não tenha apenas as informações sistematizadas, mas também procedimentos metodológicos e conceitos capazes de instrumentalizar a leitura do mundo. Mas para isso, é necessário que se tenha um espaço adequado para executar as atividades que de alguma forma proponham atividades práticas e/ou concretas para desencadear, explorar e sistematizar as informações, procedimentos e conceitos.
      Para responder a tais desafios fica colocado aos professores da Área de Ciências Humanas o duplo desafio de se apropriar de uma série de novas tecnologias (como os bancos de dados on-line, as páginas de museus e CD-ROM) e utilizá-las de forma a qualificar a sua própria prática pedagógica. Mas para que esse desafio seja enfrentado, é necessário a aprovação de um projeto voltado para essa área.
Objetivo Geral:  O PROJETO SALA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS, se constitui como um espaço didático-pedagógico da Área de Ciências Humanas do Colégio Presidente Fernando Henrique, voltado à qualificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão  das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. E tem como Objetivos Gerais:
- dar apoio às atividades de ensino pesquisa e extensão dos professores da área de Ciências Humanas;
- investigar, sistematizar e aplicar estratégias e metodologias de ensino diversificadas;
- promover a reflexão sistemática e qualificada sobre o processo de aprendizagem das informações, conceitos e procedimentos.
Objetivos específicos:
   Na área do ensino se estruturar como um espaço qualificado para o desenvolvimento das atividades docentes dos professores de aplicação junto com os discentes.
     Na área da pesquisa abrigar projetos relacionados a metodologia do ensino das Ciências Humanas voltada para o nível médio.
   Explorar e sistematizar as possibilidades de emprego das novas tecnologias da informação no ensino das Ciências Humanas. Tanto explorar os recursos já disponíveis (na forma de CD-ROM e Páginas da internet) como propor novos programas e bases de dados.
   Ser um espaço de pesquisa e proposição de novas metodologias de ensino e de elaboração de materiais pedagógicos voltados para aprendizagem.
   No campo da extensão oferecer cursos, oficinas e acessoria voltadas à qualificação de profissionais da educação e estudantes das licenciaturas da área de Ciências humanas.
   Instigar o aluno a elaborar textos a partir do alto conhecimento. Coletar dados por meio de pesquisas e observações. Ler diferentes tipos de textos. Produzir textos.
   Orientar o aluno a observar e analisar fatos, situações de formas a garantir a boa qualidade de vida, onde ele possa perceber, apreciar, valorizar diversidades de formação familiar e social.
   Construir cartazes, painéis, produzir vídeos, registrar experiências vivenciadas pelo grupo.
   Motivar o aluno a apreciar e ler vários tipos de textos. Possibilitar a integração com pessoas e o ambiente.
   Trocar efetivas experiências onde se estabelecera características diferentes em termos de cor, raça, físicos, pessoal, cultural e social. Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo mesmo sendo membros da mesma família.
   Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade ate mesmo para modificá-la.
Estratégias gerais: A escola tem nome, os alunos têm nome, os professores têm nome. E todos tem sonhos, metas, e desafios, é talvez esta identidade que prova que a educação ainda tem jeito, apesar do que tem sido feito com educadores, alunos e comunidade a educação deve ser um processo de construção de aprendizagens em que formamos cidadãos críticos, conscientes, ativos e criativos na sociedade, entretanto muitas vezes este ideal chega a ser meramente utópico já que sabemos que a instituição “escola” enfrenta diversos problemas em várias instâncias. Mas com a aprovação deste projeto, as mudanças devem acontecer, pois é possível fazer nossos jovens crescerem no conhecimento e na confiança neles mesmos. Basta unir, basta acreditar, bastam políticas públicas honestas e voltadas para o crescimento da nação. Dessa forma, as estratégias utilizadas serão:
    Seminários, vídeos voltados para os temas, palestras, leitura de textos, trabalho em grupo. Subtemas a serem trabalhados por disciplinas: por exemplo, a Geografia paisagem cultural: diversidade e identidade. Historia: A diversidade das identidades nas sociedades humanas. Sociologia: Individuo identidade e socialização. Filosofia: Ética o agir moral, a consciência moral. Coletar dados por meios de pesquisas e observações. Ler diferentes tipos de textos Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social. Montar painéis, confeccionar cartazes. Organizar entrevistas e pesquisas. TEATRO.
    Produção de textos e debates em pequenos e grandes grupos. Conversas e debates Confeccionar cartazes com regras de boa conduta . Entrevistas Palestras Elaboração de textos Filmes.

Avaliação
Os projetos transformam a avaliação em um processo continuo à realidade cotidiana da sala de aula. Consideram-se alguns instrumentos de avaliação. . Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhar, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo. Trabalhados escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente; Produtos de estudo ou de tarefas com relação às diversas situações escolares; Qualidade dos dados apresentados
A avaliação será um processo contínuo e não uma atividade isolada dos demais momentos do ensino- aprendizagem. Isso porque a educação não consiste apenas na transmissão de conteúdos, mas principalmente, na formação de competências, habilidades e atitudes do educando.  A avaliação não pode ficar restrita a respostas obtidas nas fichas de leitura e demais atividades realizadas ao longo da execução do projeto, mas sim no desempenho do aluno.

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