CAMINHO PARA UNIVERSIDADE
Objetivo Geral: Orientar e sensibilizar alunos e pais do
Colégio Fernando Henrique sobre a importância dos processos seletivos para
continuidade nos estudos e formação profissional.
Objetivos específicos
Divulgação dos
processos seletivos que ocorrerão no decorrer do ano;
Sensibilizar alunos
e pais sobre a importância de se fazer um curso universitário;
Incentivar pais e
alunos na preparação da documentação necessária às inscrições dos processos
seletivos;
Organizar grupos de
apoio às inscrições dos candidatos;
Conseguir o maior
número possível de isentos;
Envolver os
docentes na divulgação de inscrições e preparação dos candidatos.
Estratégias gerais:
Reunião com os
pais;
Divulgação do
projeto aos alunos por turmas;
Trazer à escola, o
órgão responsável pela emissão de documentação necessária às inscrições;
Organizar por turno
equipes disponíveis para fazer as inscrições dos referidos processos pela
internet na própria escola;
Organizar em pastas
a documentação dos candidatos;
Estar acessando as
informações dos processos seletivos deste ano;
De acordo com os
inscritos formar turmas para aulas de reforço;
Formar parcerias
com o maior número de professores que possam contribuir com o sucesso desse
projeto.
Cronograma Geral
As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.
Recursos
Humanos: alunos, pais, professores, gestão, técnicas em
educação e funcionários de apoio.
Materiais: Computador, impressão, data-show, papel A4, mural
informativo, folder, pastas, Xerox e etc.
Avaliação: Esta será de forma contínua com observações
diretas, com espaço para sugestões de melhoria, podendo todas as ações ser
flexíveis.
GINCANA CULTURAL ESCOLAR
Justificativa:
A escola deve ser antes de qualquer coisa, um
ambiente de interação e de promoção de relações interpessoais que possibilitem
o fortalecimento de amizades, o respeito mútuo, o trabalho em equipe, a
valorização da cultura local, de lazer e diversão. Nessa perspectiva, deve ser
um lugar em que se goste de estar e onde a vida aconteça pelas descobertas,
pelas amizades, pelas experiências que servirão como referência de
aprendizagens significativas para toda a vida do indivíduo.
Considerando que
um dos papéis da escola é proporcionar aos alunos, funcionários e membros da
comunidade em geral, oportunidade de interação e desenvolvimento de atividades
sócio-recreativas que fomentem a prática e o cultivo de bons valores humanos e
dessa forma, contribuir para a formação do indivíduo em sua plenitude física e
psicológica, o presente plano de ação foi elaborado numa ação coletiva dos
membros desta comunidade escolar.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Promover a
interação entre os membros da comunidade escolar com lazer e diversão e
angariar recursos para o bom desenvolvimento das atividades escolares.
Objetivos específicos:
• Promover a
interação entre os membros da comunidade escolar;
• Promover o
fortalecimento da relação escola/comunidade;
• Promover a
aproximação e interação entre os membros da comunidade escolar;
• Promover
atividades de lazer e diversão;
• Angariar material
de limpeza e expediente que possibilite a manutenção do colégio;
• Adquirir recursos
financeiros para a compra de instrumentos para a banda do colégio.
Estratégias gerais:
• Reunião da equipe
gestora com o Conselho Escolar para apresentação do Projeto, aprovação e
levantamento de sugestões para a realização das ações relacionadas à gincana;
• Reunião da equipe
gestora com o grupo de servidores de apoio-administrativo e docentes para
apresentação do pré-projeto, definição de objetos, metas, datas e principais
ações;
• Convocação dos
membros da Comissão Organizadora;
• Divisão das
equipes competidoras: DIURNA E NOTURNA, determinando quais professores e
funcionários pertencem a cada equipe, tendo como norte o turno de monitoria de
cada professor e o turno de trabalho dos demais funcionários.
• Reunião da
comissão Organizadora para definição de tarefas e demais atividades
organizacionais do colégio;
• Definição do tema
da decoração com a Professora de Arte;
• Entrega de tarefas
e regulamento da gincana;
• Entrega de
convites para composição do Júri;
• Reunião com pais
para explanação dos objetivos e das metas propostas para a atividade;
• Limpeza e
ornamentação da escola;
• Elaboração dos
pratos pela equipe da cozinha;
• Contratação do Som
e do animador do evento;
• Solicitação de
Autorização para realização do evento na Delegacia de Polícia;
• Realização da
Gincana;
• Prestação de
contas;
• Avaliação da
gincana com todos os funcionários.
Cronograma Geral:
-No período de Março e Abril.
Recursos: Comunidade escolar.
Avaliação
A avaliação será
realizada no sentido de diagnosticar os pontos fortes e fracos do evento, a fim
de proporcionar uma reflexão coletiva sobre a realização do evento e suas
implicações.
FESTA JUNINA
Justificativa:
A escola, como um
espaço de vivências sociais e instituição a serviço da sociedade, possui,
dentre outras, a incumbência de promover a valorização e a divulgação dos
valores e costumes do povo. Por isso, a prática de realização de eventos
sócio-culturais deve fazer parte de seu calendário anual, principalmente em
comunidades nas quais são poucas as opções de lazer e descontração. Além disso,
em muitos municípios, a exemplo de nosso caso, as escolas têm contribuído de
forma significativa, para a divulgação e incentivo de tradições e resgate
histórico de elementos culturais praticados pelos antepassados e que em muito
contribuem para o retorno as origens da comunidade, fortalecendo no ideário
popular sua identidade cultural. Pode-se acrescentar ainda, que a realização de
eventos culturais tradicionais como a festa junina, promove o envolvimento de
todos os sujeitos sociais que protagonizam o dia-a-dia do espaço escolar, bem
como fortalece o espírito de equipe e sensação de pertencimento, pois a escola
também é um lugar onde se constrói uma grande parte das relações interpessoais
e afetivas que os jovens levarão para o resto de suas vidas.
OBJETIVOS
GERAL:
Promover a interação entre os membros da comunidade escolar
e comunidade local através da promoção e valorização dos elementos da cultura
local e suas tradições.
ESPECÍFICOS:
• Incentivar a
prática do trabalho em grupo
• Promover
atividades de lazer e descontração;
• Promover o
fortalecimento do sentimento de pertencimento;
• Incentivar a
promoção da cultura local através da culinária, danças folclóricas, costumes,
etc;
• Dar publicidade ao
trabalho desenvolvido pela escola, demonstrando sua presença como instituição a
serviço da sociedade;
• Adquirir recursos
financeiros para a realização de reparos e manutenção, aquisições de bens e
material didático a ser utilizados em benefício dos membros da comunidade
escolar.
ESTRATÉGIAS:
• Reunião com
funcionários e Conselho Escolar do Colégio para a construção democrática do
Plano de Ação para o período a fim de determinar os objetivos do período, os
papéis e responsabilidades, a divisão de equipes de atuação, as datas do
cronograma do evento etc;
• Realização de
reunião com os pais e responsáveis sobre a realização do evento a fim de
divulgar os objetivos e as metas a serem alcançadas;
• Divulgação da
programação e das atribuições de cada grupo ou equipe de trabalho, bem como a
divulgação do evento em sistemas de comunicação disponíveis;
• Realização de
ensaios, vendas de bingos e mesas para a área VIP, arrecadações de doações e
patrocínios;
• Preparação da
decoração e encomendas de ingredientes para a elaboração dos pratos.
• Contratação de
serviços terceirizados como seguranças, sistema de som, fornecimento de bebida
e jogos de mesas;
• Solicitação de
Licença para a realização do evento;
• Realização do
evento de acordo com a programação, respeitando o horário estipulado na Licença
de Realização de Evento;
• Limpeza e arrumação;
• Avaliação do
evento.
RECURSOS
• HUMANOS:
funcionários de apoio-administrativo, docentes, alunos, pais, responsáveis,
membros do Conselho Escolar, amigos da escola e patrocinadores.
• MATERIAIS: sistema
de som, material para iguarias, freezer, fogões, chapas, refrigerante e água,
mesas e cadeiras, refletores, equipamentos de cozinha, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação
diagnóstica será realizada durante e ao final da realização do evento, a fim de
que se detectem os pontos fracos a serem corrigidos e também sejam identificados
os pontos fortes a serem mantidos nos próximos eventos. Nessa avaliação serão
considerados os aspectos relacionados à participação dos envolvidos bem como a
qualidade do trabalho desenvolvido (alunos, pais, responsáveis, conselho
escolar, funcionários de apoio, docentes, etc), repercussão do evento na
comunidade local, recursos financeiros obtidos, participação e colaboração da
comunidade em geral.
JOGOS INTERNOS
Justificativa
Desde a Grécia Antiga, é que se conhece o Esporte como
Educação e principalmente como forma de Lazer.
O Esporte foi ganhando espaço e passou a ser entendido como
direito de todos, a partir da Carta Internacional de Educação Física e Esporte
(UNESCO/78), nessa perspectiva passou a ser compreendido como meio de diversas
manifestações visando Educação, Lazer e Rendimento.
Hoje, o Esporte é uma prática social muito importante e
presente na vida do ser humano, com grande potencial pedagógico podendo ser
utilizado de diferentes formas e fins.
Dessa forma é importante a cultura corporal de movimento
presente na vida do educando, não em busca de rendimentos, mas como um meio
sócio-educativo, capaz de buscar a participação, cooperação, co-educação e
integração tão necessárias ao bem estar físico, mental e social do indivíduo na
sociedade.
Objetivo Geral: Democratizar a prática esportiva como
instrumento educacional, capaz de promover o desenvolvimento integral em busca
da cidadania plena e melhoria da qualidade de vida.
Objetivos específicos:
• Promover um
intercâmbio esportivo, educacional e cultural entre seus promotores,
organizadores e participantes;
• Dar continuidade
ao processo pedagógico vivenciado na escola;
• Desenvolver os
princípios de co-educação, emancipação, integração, participação, regionalismo
e totalidade, norteadores do esporte educacional;
• Situar a escola
como centro esportivo, cultural e de lazer, tornando-a co-responsável pela
formação completa do cidadão e da sociedade;
• Assegurar o
desenvolvimento do esporte pautado em princípios sócio-educativos;
• Descarregar a
tensão emocional dos alunos através dos jogos;
• Favorecer a
disseminação de uma cultura esportiva diversificada por meio de atividades com
varias práticas esportivas.
Cronograma Geral
-Todas as atividades serão realizadas no mês de Outubro.
Recursos
Humanos: Todos os servidores da escola e alunado.
Materiais:
• Caixa de som;
• Microfone;
• Micro system;
• Pranchetas;
• Papel com pauta e
sem pauta;
• Canetas;
• CDs;
• Kit de arbitragem
(apito, cartões e cronômetro);
• Jogos e dominó;
• Kit de tênis de
mesa ( raquetes, redes, bolas e mesas);
• Bolas (Vôlei,
Futsal, Handebol, Futebol de areia e Queimada);
• Redes (Vôlei,
Futsal e Futebol de areia);
• Troféus e
medalhas.
Avaliação
A avaliação será feita com a participação dos membros da
comunidade escolar e terá como principal objetivo reconhecer os pontos fortes e
fracos do evento, visando a melhoria dos próximos eventos esportivos.
FESTIVAL DA MANDIOCA
Justificativa:
O desafio de promover atividades inclusivas e que promovam o
envolvimento de toda comunidade escolar é um desafio que a escola enfrenta. A
aproximação entre escola e comunidade deve ser uma meta perseguida por qualquer
escola que possui uma proposta pedagógica definida e que procura defender sua
identidade enquanto esfera social ativa e participativa. Além disso, a escolha
da temática a ser trabalhada deve ter um valor social e cultural reconhecido
pela comunidade a fim de que a mesma possa desenvolver as atividades de forma
consciente, sabendo do valor significativo do projeto de ação proposto.
No mesmo sentido, o exercício do planejamento participativo
colabora para a realização de uma gestão democrática, transparente e
participativa.
Envolver os vários sujeitos sociais na realização de um
festival contribui para o fortalecimento cultural e histórico da própria
comunidade, favorece a habilidade do trabalho coordenado e em grupo e evidencia
que o trabalho pode ser dividido de forma harmoniosa e que o resultado do
esforço de todos, em suas tarefas individuais, contribui para o sucesso do
evento.
Objetivo Geral: Promover o conhecimento e a valorização da
cultura local por meio das diversas formas de aproveitamento do recurso natural
fornecido pela mandioca.
Objetivos específicos:
• Promover a
integração dos membros da comunidade escolar através do trabalho coordenado e
coletivo visando o sucesso do evento;
• Promover a
visibilidade do colégio e de sua proposta pedagógica diante da comunidade local
a fim de ratificar sua identidade educacional e social no contexto municipal;
• Oportunizar
momentos de divertimento e descontração aos membros da comunidade escolar,
tendo em vista a importância do lazer para o bem-estar físico e mental;
• Destacar a
importância da mandioca para a economia local, seu valor nutritivo e seu papel
de integração entre campo e cidade na cultura monte alegrense;
• Promover uma
gestão democrática e participativa, onde todos os membros da comunidade são
reconhecidos e podem participar ativamente dos destinos de nosso colégio e de
nossa sociedade;
• Demonstrar o
relevante papel que a mandioca exerce na nossa cultura alimentar e o seu valor
como produto comercial para a economia local.
Estratégias gerais
1ª ETAPA: PRIMEIROS ENCAMINHAMENTOS
Reunião com a Coordenação de Eventos e Marketing do colégio,
com o objetivo de serem encaminhadas as primeiras ações no sentido de
divulgação do evento, patrocínios, colaboradores e convidados, discussão sobre
o tema a ser desenvolvido na apresentação da lenda, coreografia, escolha da
rainha do festival, escolha da porta-estandarte e Mani, escolha do Pajé do
festival, ornamentação, etc.; divisão das primeiras tarefas relacionadas a esta
primeira fase com integrantes da coordenação.
2ª ETAPA: Reunião com o grupo de funcionários para tomada de
decisões, para os encaminhamentos finais do evento, distribuições de tarefas e
atribuições durante a realização do mesmo e após a realização do festival.
3ª ETAPA: Divisão das Equipes de Trabalho para as seguintes
tarefas:
• Preparação das
iguarias,
• Confecções de
barracas;
• Vendas de tíquetes
na área da cantina, em frente, para manter o bebedouro livre;
• Barracas próximas,
distribuídas de forma a facilitar o acesso e o deslocamento, no gramado;
• Arquibancada (3
degraus, parte externa da quadra, lado do muro dos fundos );
• Camarim para os
participantes das danças atrás da quadra, lado esquerdo ( confecção em encerado
e madeira ou esteira );
• Barracas: tema e
quantidade;
• Padrão das
barracas ( armação de madeira, cercada de mesas de aluno para a bancada, meia
parede de esteira, cobertura de esteira ).
4ª ETAPA: REALIZÇÃO DO EVENTO.
5ª ETAPA: PRESTAÇÃO DE CONTAS
Cronograma Geral
As atividades serão realizadas nos meses de Outubro a
Dezembro.
Avaliação
A avaliação será feita com a participação dos membros da
comunidade escolar e terá como principal objetivo reconhecer os pontos fortes e
fracos do evento, com vistas a desenvolver o censo crítico e planejar ações que
contribuam com as melhorias necessárias para a realização do próximo evento.
RÁDIO
ESCOLA DO COLÉGIO FERNANDO HENRIQUE.
Justificativa: A cada
dia mais as pessoas afastam-se do convívio social por fatores diversos, por
isso comunicar e interagir torna-se sempre mais necessário. A implantação de
uma rádio na escola torna-se fundamental para que os membros da comunidade
escolar possam interagir uns com os outros e com os meios de comunicação de
massa, incluindo as tecnologias das quais dispomos atualmente.
A rádio, apesar
de ser um meio de comunicação antigo, continua sendo um importante veículo de
comunicação de atuação social. Pessoas das mais diferentes classes sociais,
religiões, sexo, ideias interagem entre si por meio desse veículo, pois ele é
um importante instrumento para transmissão de conhecimentos.
A comunicação é
um dos meios de interação entre os indivíduos, estabelecendo-se como base para
o processo educativo, cultural e social, por isso a necessidade de implantação
de uma rádio escolar, para que se trabalhe coletivamente com as turmas
proporcionando ao educando condições de desenvolver a linguagem, a capacidade
de criação, a divulgação de ações, além disso, fornecerá aos participantes
experiências antes de sua atuação social. Portanto, o trabalho com rádio
escolar é um importante instrumento de ensino, e eficaz para o exercício da
cidadania.
Objetivo Geral: Implementar uma rádio escolar no Colégio
Estadual de Ensino Médio Fernando Henrique com função comunicativa, informativa
e educativa entre a comunidade escolar.
Objetivos específicos:
• Divulgar a
importância da implantação de uma rádio escolar entre a comunidade escolar;
• Incentivar o
diálogo para que se descubra o que mais interessa à comunidade escolar na
criação de uma rádio escolar;
• Formar equipes
para o trabalho na rádio;
• Permitir o acesso
de informação cotidiana;
• Interagir
conhecimentos das diversas disciplinas;
• Escolher o espaço
adequado para o funcionamento da rádio escolar;
• Desenvolver a
capacidade comunicativa entre os membros da escola;
• Integrar os
agentes do espaço educativo;
• Promover a
inclusão e a cidadania;
• Construir projetos
interdisciplinares e transdisciplinares durante a execução do projeto rádio
escolar
• Desenvolver
trabalhos em sala com suporte para capacitação de alunos no auxílio do
professor em atividades com rádio;
• Capacitar
educadores para construção de proposta educomunicativa, em sala de aula;
• Divulgar músicas
educativas, relacionadas a assuntos vistos pelos alunos em sala de aula, bem
como paródias educativas criadas e gravadas pelos próprios alunos.
Estratégias gerais
• Elaboração e
socialização da proposta;
• Levantamento dos
recursos necessários;
• Pesquisa de preços
dos materiais;
• Aquisição de
equipamentos;
• Montagem do
estúdio;
• Solicitação de
parcerias com as rádios locais para a capacitação da equipe da rádio escolar;
• Organização da
equipe coordenadora;
• Inscrição e
seleção de locutores;
• Capacitação para a
equipe coordenadora;
• Elaboração co
código de conduta e ética (CCE) da rádio escolar;
• Testes de
equipamentos para funcionamento da rádio;
• Pesquisa entre a
comunidade escolar sobre seus interesses e preferências na programação;
• Inclusão de
conteúdos de todas as disciplinas na grade de programação;
• Elaboração da
grade de programação;
• Inauguração da
rádio escolar;
• Programa piloto;
• Concurso para a
escolha do nome da rádio;
• Ajustes
necessários na grade de programação;
• Avaliação do
processo de funcionamento da rádio escolar.
Cronograma Geral
As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.
Recursos
-Humanos:
Parceiros e colaboradores: gestão, coordenação, professores
e alunos das turmas de ensino médio do Colégio Fernando Henrique, funcionários
das Rádios Mirante e Gurupatuba FM.
Avaliação: A avaliação deste projeto ocorrerá através de
acompanhamento em cada uma das suas etapas e após sua execução final, ocorrerá
uma reunião entre os proponentes, a direção da escola executora e com a equipe
de parceiros e colaboradores. Os critérios adotados serão a abrangência do
projeto, a participação e satisfação do público alvo e a eficácia do mesmo.
CAMPEONATO
INTERNO DE FUTSAL
Justificativa:
Considerando os
direitos estabelecidos na Constituição Federal que garante acesso ao Esporte e
lazer, compete à União, aos Estados e aos Municípios a elaboração de políticas
que contemplam ações de promoção de esporte e lazer, criando infraestrutura e
eventos voltados para essa área e a escola é o espaço ideal para desenvolver
tal atividade.
Para tanto, é
oportuno o fortalecimento e manutenção do Campeonato de Futsal, que representa
também, o envolvimento da iniciativa privada no patrocínio de equipes
esportivas.
É inconteste a
importância da realização do evento esportivo em tela, todavia os poucos
recursos da Instituição escolar não permite apoiar financeiramente, requerendo
auxilio de parcerias para realização de evento dessa ordem, por isso, propomos
ao Estado e Município essa parceria no sentido de juntos atuarmos, como atores,
na execução do Campeonato de Futsal do Colégio Estadual de Ensino Médio
Presidente Fernando Henrique.
OBJETIVO GERAL:
O projeto para
realização do Campeonato de Futsal, objetiva criar um ambiente de promoção de
esporte e lazer para jovens e adultos, oportunizando uma prática esportiva
saudável e dinâmica, esperando fortalecer a solidariedade, união, a paz e o
espírito esportivo, uma vez que todos buscam a vitória através de ações coletivas,
em que o individualismo (egoísmo) não encontra espaço para lançamento ou
recepção de jogadas.
AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer de todo o processo de desenvolvimento
do projeto, a fim de se acompanhar as evoluções, êxitos e necessidades de
redimensionamentos.
LABORATÓRIOS
DE APRENDIZAGEM
a) Multifuncional-Sala para AE
Justificativa:
Tendo em vista que estamos recebendo cada vez
mais alunos com necessidades educativas especiais e que na Constituição Federal
de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 o
atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na
atenção à diversidade.
O atendimento
educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos
com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para
apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Esse
atendimento não pode ser confundido com reforço escolar ou mera repetição dos
conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um
conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e
produção de conhecimentos, entre eles estão os alunos com dificuldades
acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que
dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, os alunos com
dificuldades de comunicação e sinalização diferenciada dos demais, os alunos
que evidenciem altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande
facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou
talento especifico. Também fazem parte destes grupos, os alunos que enfrentam
limitações no processo de aprendizagem devido a condições, distúrbios,
disfunções ou deficiências, tais como: autismo, hiperatividade, déficit de
atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral e outros.
Nesse contexto educacional,
Mantoan defende uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de
partida e as diferenças no aprendizado
como processo e ponto de chegada. Aceitar e valorizar a diferença na escola
significa “mudar de lado” e romper os pilares nos quais a escola tem se firmado
até agora.
Objetivo Geral: Propiciar a todos uma educação de qualidade,
visando o exercício pleno da cidadania independente da raça, sexo, cor, idade,
deficiência e ausência dela, buscando desenvolver no dia-a-dia a diversidade
como fator de enriquecimento do processo educacional e ampliação do nosso entendimento e aceitação
ao publico alvo, não apenas pelos profissionais envolvidos, mas também da
sociedade que interage com esses indivíduos.
Objetivos específicos:
-Auxiliar os professores em busca de alternativas para
realizar um bom trabalho aos alunos com NEE.
-Atender individualmente os alunos com NEE para melhorar o
seu desempenho em sala de aula.
-Identificar as potencialidades de cada aluno.
- Produzir recursos pedagógicos considerando as necessidades
específicas dos alunos.
- Desenvolver habilidades motoras através de jogos
pedagógicos que valorizam os aspectos lúdicos, a criatividade e o
desenvolvimento de estratégias de lógicas e pensamentos.
- Desenvolver o habito da leitura através dos jogos
pedagógicos adaptados para atender às necessidades educacionais especiais dos
alunos, com simbologia gráfica.
-Favorecer aos professores e família a importância dos
recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizado pelos alunos;
- Participar das atividades extracurriculares, projetos e
planejamento desenvolvidos pelo colégio, realizando trabalhos de sensibilização
e divulgação do atendimento da sala multifuncional;
- Garantir a permanência do aluno tanto no colégio como na
sala multifuncional, proporcionando oportunidade de enriquecimento de
aprendizagem;
Estratégias gerais:
• Utilização de
murais para fixar mensagem e datas importantes;
• Apresentação de
dramatização;
• Apresentação de
musicas;
• Oficinas das
atividades desenvolvidas;
• Exposição de
contos;
• Exposição de texto
produzido através de desenhos;
• Apresentação de
linguagem de sinais;
• Apresentação de
atividades no computador;
• Apresentação de
documentários.
Cronograma Geral
: As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.
Avaliação: A avaliação é contínua uma vez que analisada no
decorrer das atividades de forma especial e faz-se necessário compreender que a
inclusão é um desafio que deve ser vislumbrada com otimismo, parceria, e
principalmente respeito à diversidade. Os problemas existem, são autênticos e
desestimuladores por isso à necessidade de se conhecer o desenvolvimento de
cada aluno e suas relações com o processo de ensino aprendizagem, levando em
conta como se dá este processo para cada indivíduo com o intuito de atender
alunos com necessidades especiais junto ao processo de inclusão. Os deficientes
físicos, visuais e auditivos integrados nas classes comuns estarão sujeitos aos
mesmos critérios de avaliação adotados para os demais alunos, mas com
utilização de formas alternativas de comunicação para cegos e surdos e
adaptação de materiais didáticos e espaço físico para os deficientes físicos.
A estrutura frasal dos deficientes
auditivos não deve intervir na avaliação do conteúdo de suas mensagens
escritas, bem como a grafia das palavras para os que possuem visão subnormal.
Os portadores de deficiência mental e os alunos que apresentarem condutas
típicas serão avaliados em função de seus níveis de desenvolvimento geral e
pessoal, considerados os conteúdos curriculares mínimos e os níveis de
competência social por eles alcançados.
b) Multidisciplinar
Justificativa:
O Colégio
Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique, atende hoje, alunos em
turnos matutino, vespertino e noturno divididos em turmas regulares e de
Educação de Jovens e Adultos. Esses alunos são oriundos de famílias de classe
baixa, que por motivos sociais, psicológicos e afetivos, apresentam problemas
de aprendizagem em disciplinas como Biologia, Química, Física e Matemática, as
quais por serem da área de exata e biológica necessitam de uma melhor relação entre teoria e prática.
Estas disciplinas
citadas acima, por se relacionarem, serão trabalhadas de forma
interdisciplinar, pois tem importância fundamental na vida escolar do aluno,
uma vez que exige do mesmo, experiências e pesquisas que podem ser trabalhadas
de forma extensiva, com objetivos e métodos propostos. Assim, busca-se mediante
a este projeto novos meios de aprendizagem em conjunto com o corpo docente e
discente, para um possível diferencial sobre o significado e importância deste
estudo, levando-o a vivenciar melhor a relação teoria e prática.
Objetivo Geral:
• Proporcionar as
participantes a prática de sua consciência ambiental e responsabilidade pelo
meio ambiente do qual fazem parte.
• Melhorar o
aproveitamento discente no processo ensino-aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Apresentar aos
professores e alunos equipamentos (microscópicos, centrífugas e outros), que
contribuirão concretamente com o ensino aprendizagem de ambos;
• Identificar os
materiais utilizados nas experiências;
• Realizar
experimentos científicos conforme os assuntos estudados;
• Incentivar
professores e alunos a buscarem novos conhecimentos e experiências, através da
prática.
• Ministrar
(preparar) palestras de acordo com os temas a serem escolhidos pela comunidade
escolar;
• Realizar oficinas
com montagem de experimentos práticos.
Estratégias gerais
As atividades a serem desenvolvidas no laboratório
multidisciplinar servirão de suporte para as aulas teóricas de Biologia.
Atividades estas que deverão ser realizadas em três turnos conforme o horário
marcado com antecedência pelo professor (a) da disciplina, para que não haja
coincidência de duas ou mais turmas num mesmo horário.
Os professores das referidas disciplinas deverão desenvolver
os experimentos de acordo com o assunto estudado, para que o aluno possa
aprender e entender na prática. Mas, para que haja um perfeito funcionamento, o
laboratório precisará de três professores monitores, os quais, além de auxiliar
os professores, promoverão palestras e realizarão oficinas.
Cronograma Geral
-Todas as atividades serão realizadas no decorrer do ano
letivo.
Recursos
Avaliação
Como propõe Cipriano Luckese, a avaliação será realizada de
forma contínua, observando o desempenho e participação de todos os envolvidos,
objetivando assim alcançar a aprendizagem dos alunos.
c) Labim
Justificativa:
Os avanços da tecnologia vêm proporcionando a humanidade
vislumbrar um mundo de possibilidades até então inimaginável, o advento da
Internet vem jogar por terra as barreiras e fronteiras, escancarando as portas
de um mundo globalizado e plural. Os alunos da escola pública não poderiam
ficar alijados desse processo, sob pena de estarmos (de) formando sub-cidadãos,
“analfabetos informáticos”. A nossa escola é contemplada com um laboratório de
informática com 18 computadores com o sistema operacional LINUX - distribuição
LNIUX EDUCACIONAL, desta forma, fomentado o uso intensivo dos recursos da
informática aplicados como ferramenta auxiliar ao processo educacional,
possibilitando uma melhor aprendizagem e a formação de redes de conhecimento
solidárias.
Diante dos recursos apresentados, ver-se o desafio da escola
em dar o encaminhamento melhor a esse projeto que visa inserir o educando das
escolas públicas no mundo da tecnologia computacional, iniciando o mesmo de uma
ferramenta que lhe permitam usar o computador como instrumento indispensável em
um mundo verdadeiramente globalizado, contribuindo, substancialmente, para a
exclusão digital de nossa comunidade.
A este fato salienta-se ainda, que na escola a máquina por
si só não tem nenhuma valia, o laboratório de informática só tem sentido se
servir como mais um recurso didático-pedagógico que em conjunto com outras
mídias proporcione ao aluno o acesso a novos conhecimentos e a apreensão das
novas tecnologias contextualizando-as e fortalecendo os conceitos de
interdisciplinaridade. A informática faz parte da cultura contemporânea e a
escola tem um papel fundamental de propiciar o acesso dos alunos a essa nova
tecnologia.
É, principalmente, através da escola que antigas e novas
gerações têm oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se
autônomas em relação à Tecnologia da Informação, realizando obras sofisticadas,
concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações
com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual,
social, profissional e política.
É dever de a escola acreditar que o acesso tecnologia é um
direito do cidadão contemporâneo, na medida em que possibilita a ele conhecer e
utilizar novas ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e a
autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado.
De modo geral, a informática está sendo gradativamente
introduzida nas escolas, e não podemos deixar que os alunos de nossa comunidade
ficassem à margem desse processo. Nesse sentido, é de interesse do Colégio
Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique criar um espaço especial para
aplicação da Informática na Educação. Assim, abre-se a viabilidade de
desempenharmos essa imprescindível função sócio-educacional.
Seguindo essa ótica de compromisso com o ensino
aprendizagem, a utilização da ferramenta computador é um mecanismo
indispensável como estratégia de ação no processo de ensino-aprendizagem e,
deste modo, contribuir para almejar o que se pretende como missão do Colégio
Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique que é contribuir para melhoria
do processo ensino – aprendizagem, favorecendo o ingresso do educando no mundo
do trabalhando e numa instituição de nível superior, bem como sua atuação
crítica e participativa na sociedade.
Objetivo Geral:
Disponibilizar a alunos, professores e comunidade, mais um
recurso didático pedagógico para o enriquecimento do processo de
ensino-aprendizagem, utilizando a informática como meio de ligação na
construção de um trabalho interdisciplinar, desta forma, proporcionar ao corpo
docente e alunos do Colégio Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique,
acesso a utilização desta nova ferramenta auxiliar no trabalho educacional. ,
através de seu manuseio prático, mesclando com conhecimentos teóricos.
Objetivos específicos:
• Exemplificar
através de projetos as potencialidades dada informática na educação.
• Fomentar o
desenvolvimento cultural da comunidade local.
• Capacitar os
professores e pessoal de apoio e administrativo, com auxilio da informática,
para utilização do LABINJP como ferramentapedagógica e auxiliar do trabalho
escolar,indispensável no desenvolvimento do educacional.
• Escolher e
Capacitar os alunos monitores para melhor atendimento no LABINJP,
• Assessorar alunos,
professores e demais funcionários do colégio na construção de projetos
pedagógicos que necessitam da utilização do LABINJP.
• Integrar a
Informática na Educação com maior número possível de professores nos projetos
educacionais do colégio, possibilitando a interdisciplinaridade.
• Divulgar as ações
do Colégio Estadual de Ensino Médio Pres. Fernando Henrique no seu blogsite com
a manutenção e atualização (colégiofhc.blogspot.com)
• Ministrar aulas de
informática a comunidade, bem como aos nossos alunos possibilitando-os acesso a
internet e o manuseio de microcomputadores.
• Favorecer a
certificação dos alunos monitores que atuaram no projeto, bem como os que
participarem das oficinas e minicursos ofertados no colégio.
• Incentivar nossa
comunidade na elaboração de textos e apresentações sobre os variados temas
trabalhados em sala de aula.
• Empregar a
informática como agente interdisciplinar para a operacionalização dos
componentes curriculares pelo método do aprender fazendo.
Estratégias gerais:
• Desenvolvimento e
administração do blog site com a divulgação dos projetos pedagógicos da escola,
utilizando o blog do colégio: colégiofhc.blogspot.com
• Interação entre
educadores e educandos na busca de novas informações através da Informática na
Educação, propiciando um ensino público de qualidade, contribuindo
substancialmente para o crescimento pessoal e profissional.
• Participação da
comunidade escolar de grupos de discussão, cursos e assuntos específicos usando
o computador.
• Inserir alunos e
professores em recursos educacionais disponíveis na rede mundial de
computadores (internet) tais como bate papo, e-mail e grupo de discussão com
temas educacionais, oficinas e mini cursos com o tema informática na educação.
• Apoiar alunos do
1º ao 3º anos, bem como alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos a
inscreverem-se nos processos seletivos para as instituições de nível superior,
em parceria como Projeto: a caminho da faculdade.
Cronograma Geral:
Todas as atividades serão realizadas durante o ano letivo.
Recursos
Humanos: Buscar a capacitação dos professores para a
utilização da informática em suas disciplinas e monitores para melhor
funcionamento do LABINJP e todos pela construção de trabalhos
interdisciplinares. Usando para tanto de parceria com NTE-SEDUC e ou outros
parceiros.
Materiais
• Softwares e
Hardware;
• Aquisição de
softwares freeware, encontrados em revistas e na internet para aprimoramento funcional do LABINJP;
• Aquisição de
softwares educacionais de plataforma LINUX para utilização de aulas
educacionais no LABINJP como instrumento de auxilio pedagógico ao educador.
Avaliação
Avaliação deverá ser feita durante todo o processo,
levando-se em conta as atividades desenvolvidas e suas finalidades alcançadas.
A divulgação de resultados se dará através de relatórios apresentando o
desenvolvimento das atividades realizadas, considerando dificuldades, avanços e
propostas para a melhoria , visando sempre aperfeiçoar a utilização do
laboratório de informática. Outro aspecto avaliativo se deve a eficácia
alcançada em projetos que teve sua página elaborada e publicada na Web, como
também a quantidade de acessos a essas páginas por parte de nossos visitantes e
usuários, principalmente de membros de nossa comunidade escolar.
d) Sala de leitura
Justificativa:
O desenvolvimento
das novas tecnologias, nas últimas décadas, vem afetando todos os setores da
atividade humana, proporcionando maior agilidade de comunicação, reduzindo
esforços nas rotinas diárias e ampliando as possibilidades de acesso à
informação em todo mundo.
A LDB 9394/96
assegura que “a educação é dever da
família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de
solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando,
seu prepara para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Nesta
perspectiva, um dos maiores desafios do Novo Ensino Médio é criar mecanismo
para que os alunos adquiram os subsídios necessários para que possam enfrentar
as dificuldades do cotidiano.
A biblioteca é um
centro atrativo de aprendizagem. Deve ser vista como um núcleo ligado ao
esforço pedagógico dos professores e não como um apêndice das escalas, onde
deverá trabalhar com os professores e alunos e não apenas para eles. Mas na
maioria das vezes, segundo Sanches Neto (1998), a biblioteca é encarada como um
anexo da escola, quando na verdade, ela deveria ser a sua alma.
Em virtude desse
processo, destaca-se a biblioteca escolar como um instrumento indispensável no
apoio didático pedagógico e cultural e também elemento de ligação entre
professor e aluno na elaboração de leituras e pesquisas. Entendemos a
necessidade de colocarmos em funcionamento o espaço pedagógico da Biblioteca do
C.E.E.M. Fernando Henrique, que atende os requisitos físicos para o devido
funcionamento.
A Biblioteca
implementará as ações sociais e
educativas do município de monte Alegre, visto que propõe parcerias com as
instituições da comunidade, da família do aluno e com as instituições
governamentais, com intuito de incentivar, viabilizar e promover a permanência
do indivíduo no mundo da leitura, interagindo com sua contextualização.
Objetivo Geral:
• Desenvolver
atividades de incentivo à leitura em Biblioteca escoares proporcionando ações
criativas, inovadoras e cativantes dentro da realidade escolar.
Objetivos específicos:
• Obter informações
sobre as atividades desenvolvidas na produção da leitura.
• Realizar a hora do
conto nas turmas de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio.
• Desenvolver
atividades pedagógicas junto com professores baseados em histórias infantis na
hora do conto.
• Demonstrar aos
professores e alunos as possibilidades dos acervos organizados em bibliotecas
no processo de ensino-aprendizagem.
• Proporcionar aos
participantes do projeto (Alunos e professores) a oportunidade de desenvolver
experiências referentes à promoção da leitura através de atividades pedagógicas,
integrando teoria e prática.
• Diversificar os
meios de incentivo à leitura, utilizando jogos e sucatas.
• Conscientizar
alunos e professores do seu papel na sua
formação da biblioteca escolar.
• Desenvolver o
hábito da leitura.
• Orientar toda a
comunidade escolar acerca do manuseio do acervo bibliotecário.
• Abrir espaços para
mais produção de painéis, eventos e exposições
que possibilite ao aluno sentir-se parte integrante da Biblioteca.
Estratégias gerais
Serão realizadas palestras e reuniões, que visam esclarecer
a comunidade escolar acerca da importância da Biblioteca para o melhor
desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Juntamente com os professores, pretende-se elaborar em
prática, projetos que serão direcionados e desenvolvidos durante todo o ano.
Estes Projetos estão em quatro objetivos básicos: Atração, Recepção,
Participação e Manutenção.
Cronograma Geral
-Todas as atividades serão realizadas no decorrer do ano
letivo.
Recursos:
Humanos
• Coordenadores,
professores, alunos, pais e comunitários em geral.
Materiais
• Acervo
bibliotecário, mobiliário, material de expediente,papel almaço, lápis, caneta,
livro de ocorrência, carteirinhas de identificação de usuário,carimbo,
computador com impressora e internet, etc.
Avaliação
As atividades da Biblioteca serão avaliadas de maneira
contínua e periodicamente, consultando-se principalmente o corpo docente e
discente da escola.
e) Sala de recursos
pedagógicos
Justificativa
Ainda hoje existe
uma dicotomia entre as ciências. Em algum momento da história do conhecimento
as ciências foram divididas arbitrariamente em três vertentes: biológicas,
exatas e humanas. Convencionou-se, assim, afirmar a falsa dicotomia entre
ciências exatas e ciências "inexatas" ou ciências humanas e ciências
"desumanas". Diferenciação que não condiz com a realidade. Resultando
em laboratórios, salas multifuncionais, que acabam evidenciando que as ciências
humanas não necessitam de um espaço específico.
De fato, o
laboratório das ciências humanas é a história. Um laboratório que não é
asséptico, como alguns querem, mas que apresenta respostas para a realidade que
jamais poderiam ser encontradas dentro de quatro paredes esterilizadas.
Assim, como as
outras áreas disciplinas da Área de Ciências Humanas não podem mais se limitar
a estudos centrados na leitura e assimilação de informações estanques. Ao
contrário, percebemos uma crescente demanda dos educandos, tanto do ensino
fundamental como médio, por entender as relações sociais em que estão
inseridos.
Desta forma,
quando o sistema educacional requer profissional, que não tenha apenas as
informações sistematizadas, mas também procedimentos metodológicos e conceitos
capazes de instrumentalizar a leitura do mundo. Mas para isso, é necessário que
se tenha um espaço adequado para executar as atividades que de alguma forma
proponham atividades práticas e/ou concretas para desencadear, explorar e
sistematizar as informações, procedimentos e conceitos.
Para responder a
tais desafios fica colocado aos professores da Área de Ciências Humanas o duplo
desafio de se apropriar de uma série de novas tecnologias (como os bancos de
dados on-line, as páginas de museus e CD-ROM) e utilizá-las de forma a
qualificar a sua própria prática pedagógica. Mas para que esse desafio seja
enfrentado, é necessário a aprovação de um projeto voltado para essa área.
Objetivo Geral: O
PROJETO SALA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS, se constitui como um espaço
didático-pedagógico da Área de Ciências Humanas do Colégio Presidente Fernando
Henrique, voltado à qualificação das atividades de ensino, pesquisa e
extensão das disciplinas de História,
Geografia, Sociologia e Filosofia. E tem como Objetivos Gerais:
- dar apoio às atividades de ensino pesquisa e extensão dos
professores da área de Ciências Humanas;
- investigar, sistematizar e aplicar estratégias e
metodologias de ensino diversificadas;
- promover a reflexão sistemática e qualificada sobre o
processo de aprendizagem das informações, conceitos e procedimentos.
Objetivos específicos:
Na área do ensino
se estruturar como um espaço qualificado para o desenvolvimento das atividades
docentes dos professores de aplicação junto com os discentes.
Na área da pesquisa abrigar projetos
relacionados a metodologia do ensino das Ciências Humanas voltada para o nível
médio.
Explorar e
sistematizar as possibilidades de emprego das novas tecnologias da informação
no ensino das Ciências Humanas. Tanto explorar os recursos já disponíveis (na
forma de CD-ROM e Páginas da internet) como propor novos programas e bases de
dados.
Ser um espaço de
pesquisa e proposição de novas metodologias de ensino e de elaboração de
materiais pedagógicos voltados para aprendizagem.
No campo da
extensão oferecer cursos, oficinas e acessoria voltadas à qualificação de
profissionais da educação e estudantes das licenciaturas da área de Ciências
humanas.
Instigar o aluno a
elaborar textos a partir do alto conhecimento. Coletar dados por meio de
pesquisas e observações. Ler diferentes tipos de textos. Produzir textos.
Orientar o aluno a
observar e analisar fatos, situações de formas a garantir a boa qualidade de
vida, onde ele possa perceber, apreciar, valorizar diversidades de formação
familiar e social.
Construir
cartazes, painéis, produzir vídeos, registrar experiências vivenciadas pelo
grupo.
Motivar o aluno a
apreciar e ler vários tipos de textos. Possibilitar a integração com pessoas e
o ambiente.
Trocar efetivas
experiências onde se estabelecera características diferentes em termos de cor,
raça, físicos, pessoal, cultural e social. Compreender que é um ser único e que
há diferenças mesmo sendo mesmo sendo membros da mesma família.
Favorecer a sua
livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com
a realidade ate mesmo para modificá-la.
Estratégias gerais: A escola tem nome, os alunos têm nome,
os professores têm nome. E todos tem sonhos, metas, e desafios, é talvez esta
identidade que prova que a educação ainda tem jeito, apesar do que tem sido
feito com educadores, alunos e comunidade a educação deve ser um processo de
construção de aprendizagens em que formamos cidadãos críticos, conscientes,
ativos e criativos na sociedade, entretanto muitas vezes este ideal chega a ser
meramente utópico já que sabemos que a instituição “escola” enfrenta diversos
problemas em várias instâncias. Mas com a aprovação deste projeto, as mudanças
devem acontecer, pois é possível fazer nossos jovens crescerem no conhecimento
e na confiança neles mesmos. Basta unir, basta acreditar, bastam políticas
públicas honestas e voltadas para o crescimento da nação. Dessa forma, as
estratégias utilizadas serão:
• Seminários, vídeos
voltados para os temas, palestras, leitura de textos, trabalho em grupo.
Subtemas a serem trabalhados por disciplinas: por exemplo, a Geografia paisagem
cultural: diversidade e identidade. Historia: A diversidade das identidades nas
sociedades humanas. Sociologia: Individuo identidade e socialização. Filosofia:
Ética o agir moral, a consciência moral. Coletar dados por meios de pesquisas e
observações. Ler diferentes tipos de textos Perceber, apreciar, valorizar
diversidade de formação familiar e social. Montar painéis, confeccionar
cartazes. Organizar entrevistas e pesquisas. TEATRO.
• Produção de textos
e debates em pequenos e grandes grupos. Conversas e debates Confeccionar
cartazes com regras de boa conduta . Entrevistas Palestras Elaboração de textos
Filmes.
Avaliação
Os projetos transformam a avaliação em um processo continuo
à realidade cotidiana da sala de aula. Consideram-se alguns instrumentos de
avaliação. . Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhar,
relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares,
atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade
de cooperação, aproveitamento de tempo. Trabalhados escritos ou de outra
natureza qualquer produzidos espontaneamente; Produtos de estudo ou de tarefas
com relação às diversas situações escolares; Qualidade dos dados apresentados
A avaliação será um processo contínuo e não uma atividade
isolada dos demais momentos do ensino- aprendizagem. Isso porque a educação não
consiste apenas na transmissão de conteúdos, mas principalmente, na formação de
competências, habilidades e atitudes do educando. A avaliação não pode ficar restrita a
respostas obtidas nas fichas de leitura e demais atividades realizadas ao longo
da execução do projeto, mas sim no desempenho do aluno.
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